quinta-feira, 17 de maio de 2018

Publicação: Estudo De Caso Tech & Health UNA-SUS Amazônia: Aplicando Gamificação Para A Apresentação De Resultados De Pesquisa E Desenvolvimento

 

Evento: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2018

Ano: 2018

Tipo: Apresentação pôster

Idioma da publicação: Português

Resumo: A Lei de informática na Amazônia proporciona o fomento das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na região da Amazônia ocidental. Em casos de produtos resultantes dessas atividades que são destinados para públicos não ligados diretamente ao desenvolvimento de software, como a área da saúde, percebe-se interesse no uso, mas dificuldade em sua compreensão prática, evidenciando a necessidade de utilizar novos métodos de engajamento para motivar intrinsecamente e facilitar o aprendizado do público alvo, como a gamificação. Esta pesquisa, por meio do estudo de caso do Centro de Pesquisa e desenvolvimento UNASUS Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, baseado na metodologia Yin (2001) objetivou analisar o impacto da gamificação como fator diferencial na divulgação de produtos e softwares para a área da saúde, bem como o ensino do uso dos mesmos. Como resultados percebeu-se que a gamificação despertou interesse, aumentou a participação e melhorou o processo de aprendizado de um grupo de 650 pessoas durante dois dias de um evento de Saúde e Tecnologia que apresentou produtos e softwares desenvolvidos pelo Centro.

Download do artigo