quarta-feira, 16 de maio de 2018

Pesquisa: Otimização de recurso educacional

 

Com o propósito de padronizar o desenvolvimento de recursos educacionais multimídia complexos ofertados pela instituição para a área de saúde, criou o Pacote Padrão UNA-SUS – PPU, esses recursos também exigiam persistência para geração de lógicas de navegação e avaliação formativa, devendo ser possível sua utilização e distribuição em larga escala. Armazenados em acervos, o recurso facilitou sua análise de uso, bem como a avaliação de utilizadores. A linha de pesquisa Otimização de recurso educacional objetivou estudar o comportamento do  PPU, bem como os demais conteúdos multimídias interativos.

Para isto foi escolhido o PPU mais baixado do ARES naquele momento, que era o Caso Clínico Gabriela que apresentava um conteúdo sobre a problemática da dengue, criado em 31 de julho de 2015 e revisado em 16 de junho de 2016. O Caso Clínico Gabriela possuía 12,8 Mb em disco quando comprimido, e 14,8 Mb em disco quando descomprimido e o idioma de publicação era português.

A otimização do PPU resultou no Caso Clínico Gabriela com 4,16 Mb em disco quando comprimido (uma redução de 8,64 Mb), 5,45 Mb em disco quando descomprimido (uma redução de 9,35 Mb), e apenas 60 arquivos em pasta (uma redução de 213 arquivos), além da interface responsiva se adaptando a qualquer navegador e as mais variadas telas de dispositivos móveis, smartphones ou tablets, assim como a implementação das funcionalidades de retornar ao tópico anterior e identificação de tarefas não realizadas.

Esta linha de pesquisa foi de extrema importância para a criação do Framework (re)Cursos UNASUS/UEA, e gerou ainda uma publicação técnica científica intitulada Optimization of complex digital educational resources com maiores detalhes.